Pró-vida
Serviço de Hemodiálise em Barueri revela histórias de superação e luta pela vida

O serviço de hemodiálise do Hospital Municipal de Barueri funciona desde abril de 2009. Atende a pacientes portadores de insuficiência renal aguda ou crônica, com vinte sofisticados equipamentos para filtragem de sangue, além de aparelhos portáteis de hemodiálise para emergências que são utilizados na sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
E na rotina do atendimento, histórias de sobrevivência na luta pela vida como a da estudante Jéssica de Jesus Silva, de 19 anos. “Nasci de novo aqui neste hospital. Fazia hemodiálise na cidade onde moro e peguei uma infecção generalizada que só foi curada depois que vim para cá. Fiquei 13 dias em coma e, graças ao tratamento que recebi aqui, consegui sobreviver.”
São exemplos que revelam a dimensão exata da importância que é dada pela administração municipal de Barueri ao atendimento de Saúde à população e dá a noção exata da recompensa por todo o esforço e investimento destinado a essa área. “Sou tímida, não gosto de aparecer e só estou fazendo isso porque tenho muito para agradecer aos médicos e enfermeiras daqui, pois eles salvaram a minha vida,” completa Jéssica.

Padrão de qualidade

Segundo informou o encarregado do setor, enfermeiro Fernando Vieira Fonseca Felix, o serviço atende em média 45 pacientes por dia e oferece qualidade de vida para essas pessoas. “Tenho 12 anos de experiência e já trabalhei nos melhores hospitais de São Paulo, mas o padrão de qualidade e eficiência daqui não tem igual. Todo o material utilizado é descartado imediatamente. Não há o reprocessamento como acontece em outros hospitais. Por isso os pacientes não correm riscos e se sentem muito bem com o tratamento,” explicou.

Outra história

O militar reformado Nilson José Coutinho já não utiliza mais o serviço de hemodiálise do Hospital de Barueri porque conseguiu um transplante renal no Hospital do Rim de São Paulo, em março deste ano. Mas ele faz questão de agradecer muito ao tratamento pré-operatório recebido no Hospital Municipal e aos 2 anos de hemodiálise que fez em Barueri.
“Todos os procedimentos antes do transplante foram realizados aqui e graças à essa assistência médica de Barueri, que me deu todas as condições e me preparou para a operação, ela foi bem sucedida. Agradeço muito aos médicos e enfermeiros, mas principalmente ao secretário de Saúde, doutor Mauricio Tundisi, por tudo que fez por mim,” revelou Nilson.