Incentivo
Ministério do Esporte aprova projeto da Liga de Futebol Amador de Osasco

Wanderley Berrocozo

O projeto com o objetivo de incentivar a prática e fortalecimento dos clubes amadores filiados à Liga, bem como as Escolinhas de Futebol existentes no município e que nada cobram de seus participantes, começou a ser elaborado em 2008, quando foi apresentado ao até então secretário de Esportes da prefeitura, Valmir Prascidelli, hoje vereador. No ano passado o projeto foi encaminhado ao Ministério dos Esportes que o aprovou em 5 de outubro.
Com o projeto aprovado, a Liga de Futebol que sempre dependia dos poucos mas importantes recursos dos cofres municipais e sobrevivia como até hoje, graças ao trabalho voluntário de verdadeiros esportistas, que além do esporte amam a cidade de Osasco, com a intervenção do presidente Lindenberg Pessoa, do Grêmio Osasco junto ao empresário Mario Teixeira, conseguiu-se uma cota para investimentos na entidade, resultado da aplicação de parte do imposto de renda a pagar de 26 diretores do Bradesco.
Esse montante já foi recebido e encontra-se numa conta bloqueada no Banco do Brasil. A liberação vai acontecendo mediante a apresentação dos comprovantes de gastos.

Solenidade

Nesta quarta-feira,16, num evento realizado no Espaço Pasquarelli, na Praça Padroeira do Brasil, ao lado da sede da LFAO, a entidade providenciou a entrega de uniformes a 48 clubes. Em abril oito escolinhas também receberão os uniformes e no mês de junho, outros 36 clubes serão beneficiados.
Na oportunidade, aconteceu o lançamento da Copa Incentivo de Futebol 2011 - Campeonato Amador da 1ª Divisão, reunindo 24 clubes e com rodada inaugural neste final de semana e também o da 2ª Divisão, com outros 24 clubes e a primeira rodada sendo realizada nos dias 26 e 27 deste mês.
Parabéns a todos os dirigentes da Liga de Futebol Amador de Osasco, em especial a seu presidente Carmônio Gonçalves Bastos, ao vice-presidente Derson, ao diretor de Esportes Frederico Ozanan Mendonça, demais dirigentes, bem como à prefeitura, ao Grêmio Osasco e em especial, aos diretores do Bradesco, que contribuiram, como um todo, em prol do desenvolvimento do esporte amador de Osasco e da inclusão social via Escolinhas de Futebol.
Vale destacar ainda, a cooperação que os clubes amadores de Osasco vem dando em prol do Grêmio Osasco, com a compra de ingressos para partidas realizadas pelo clube na Série A3 nos finais de semana no Estádio do Rochdale. Só para se ter uma ideia, nos jogos do Grêmio contra Taboão da Serra, Inter de Limeira e Velo Clube, os clubes filiados compraram 1100, 1044 e 890 ingressos, respectivamente.

O que eles falaram

Presidente Carmônio - “vamos desempenhar um trabalho honesto, transparente. Para o sucesso de nosso projeto contamos com bons parceiros, a começar pela Prefeitura, Ministério do Esporte e Grêmio Osasco através de seu presidente Lindenberg e do senhor Mario Teixeira. O projeto vai se chamar Liga/Grêmio Osasco. Com esses parceiros, vamos realizar um trabalho sério em prol do esporte, que está intimamente ligado à educação e à saúde. Vamos tirar pessoas do sedentarismo e crianças das ruas. Com essa união de forças, em pouco tempo o Grêmio Osasco estará na elite do futebol e nossos clubes amadores e as escolinhas mais fortalecidos”, finalizou o presidente.
Mario Teixeira foi um dos homenageados com um cartão de prata e afirmou: “hoje não estou inspirado porque nosso Grêmio Osasco perdeu para o Flamengo mas o time está em condições de subir. Esperamos que vocês continuem a prestigiar o nosso clube. Com a Liga hoje está sendo dado o primeiro passo para uma parceria que promete muito sucesso”.
Valmir Prascidelli, ao receber seu cartão de prata, comentou: “quando se faz um trabalho com transparência, com amor e a dedicação como vocês o fazem, só pode dar bons resultados e as escolinhas vão ser fundamentais para o futuro do nosso Grêmio Osasco”.
O secretário de Esportes, Claudio Chapecó, representando o prefeito, ao receber o seu mimo, parabenizou os dirigentes dos clubes e da Liga. “O projeto da Liga de Futebol Amador de Osasco é um dos primeiros a ser aprovado no país, com o objetivo do desenvolvimento do esporte nacional e com isso, a entidade deve ser uma das primeiras a utilizar essa lei de incentivo ao esporte. Parabéns a todos os dirigentes de clubes e da Liga”.
Quem ficou emocionado ao receber a homenagem foi o Dr. José Carlos Molico, profissional competente e que há muitos anos, sempre atuando nos bastidores, cuida da parte jurídica da entidade. “Fico feliz pelo projeto, com a Liga, com o Grêmio Osasco, que se Deus quiser logo estará no topo. Estou emocionado por receber essa homenagem e parabenizo a vocês dirigentes de clubes, alicerces do esporte osasquense”.
No ato também foi entregue um cartão de prata ao deputado João Paulo Cunha, que estava em Brasília. Quem o recebeu foi o vereador Valmir Prascidelli.

Os uniformes

A jovem Bruna serviu como modelo para se ter uma ideia dos uniformes que os 48 clubes iriam receber. “De um para outro só se mudam as cores. Os dizeres e os logos serão os mesmos nas camisas de todos os clubes”.
A cada presidente de clube também foi entregue uma camisa vermelha e com um logo diferente. Na sequência, cada clube recebeu das mãos do presidente Carmônio o uniforme completo e uma bola.

O presidente

Carmônio Gonçalves Bastos, assumiu a presidência da LFAO em outubro de 2008 e seu mandato vai até dezembro de 2011.
Carmônio há 17 anos trabalha numa empresa do ramo de cosméticos, a Melfe Cosméticos Licenciada Payot, na função de coordenador de qualidade/expedição/almoxarifado.