A escola, o professor e a familia
No final do ano, dois fatos, entre outros foram importantes para a educação em Osasco.
Como última solenidade oficial do governo o Prefeito Emidio, entregou à Câmara Municipal de Osasco o Projeto de Lei que estabelece critérios para o pagamento do saldo do FUNDEF – Fundo de Educação do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério referente ao período de 1998 a 2004.
Como é de conhecimento público, o FUNDEF foi um fundo que vigorou de 1996 a 2006 e foi substituído pelo FUNDEB – Fundo de Educação Básica que abrange o período de 2007 a 2020.
O saldo a que se referi acima é a sobra dos 60% dos fundos que são obrigados a ser utilizados para o pagamento de professores "em efetivo exercício" da função.
Os saldos de 2005 e 2006 do FUNDEF e os de 2007, 2008 e 2009 do FUNDEB, referentes á gestão do Prefeito Emidio, já foram pagos.
Esta é uma luta de mais de 10 anos dos professores, das associações e sindicatos, dos conselhos municipais da área educacional e de alguns vereadores.
No inicio do ano legislativo a Câmara Municipal examinará, com o cuidado e a urgência que a matéria requer, deste projeto de lei.
Um segundo fato importante, foi o "Programa de Escola – Família", lançado no Centro de Formação Continuada do Profissional da Educação. Este programa prevê uma série de ações de integração entre a escola e a família. Entre eles, a previsão de visita organizada e planejada dos professores e monitores na casa da família. Já tive oportunidade de tratar aqui da experiência de Taboão da Serra do "professor visitador" o professor, inclusive é remunerado por este trabalho adicional. A experiência mostra que uma maior aproximação da "escola - família", "escola – comunidade" reverte em beneficio de uma melhor aprendizagem.
Recentes experiências internacionais como o "Projeto Pré – Escola Perry" em Michigan nos Estados Unidos demonstram de um lado, a importância da Educação infantil pois, "O cérebro se forma muito cedo" e, de outro lado, essas experiências previam visita dos professores a casa dos alunos, como forma de envolver as mães e pais no processo educacional do filho.
Para concluir, uma notícia de início de ano: O piso nacional obrigatório para o professorado da educação básica subiu para R$ 1.025,00.
É um piso, mas para consegui-lo foram muitos anos de luta.
Em 2010, a luta continua! Educação em 1º lugar!
• ÚLTIMAS COLUNAS
O orçamento e as desigualdades sociais
As mudanças climáticas e as desigualdades internacionais
As mulheres e as mudanças climáticas
O meio ambiente e o desenvolvimento sustentável
As Desigualdades Sociais e a Semana da Consciência Negra
As Desigualdades Sociais e os Direitos das Mulheres
Gestão e Institucionalidade da Cultura
A 2ª Conferência Municipal de Cultura
Reforma urbana já !
"Programa de Apoio aos Professores"
Encontro de Bairros
Outras notícias de educação
Outras notícias de educação
Painel da Semana da Independência
Considerações sobre a Independência
Salários da Casa Branca x salários da Prefeitura de São Paulo
É possível o Brasil crescer mais?
Transparência dos Gastos Públicos
Agenda 21 da
Cultura em Osasco
Gestão Democrática da Cultura
Democratização da Cultura?
Grandes Valores
A Questão da saúde pública
|