Osasco,

 

Eu acho que...
Fátima Baltazar


Mais que uma história bonita

O tema desta semana não foi difícil de encontrar! Estava em minha bolsa e provavelmente na bolsa de muitas mulheres e até homens que você conhece! Falarei um pouco sobre a história dos cosméticos.
No Egito antigo, por volta de 3000 A.C, já se usavam cosméticos, inclusive a maquiagem era considerada uma arte! Quando vemos um desenho de uma pessoa egípcia, uma das primeiras coisas que geralmente nos chama a atenção é aquele contorno escuro em volta dos olhos.
Aquele, para alguns, é considerado o primeiro cosmético feito, e se chama “Kohl”. Ele é feito de uma mistura do mineral malaquita, com carvão e cinzas. Eles pintavam os olhos daquela maneira para evitar a contemplação direta com o deus Sol.
Na época, outros cosméticos eram feito de gordura animal, cera de abelhas, leite e mel para cremes de pele. Não demorou tanto e a arte de se cuidar já era preocupação de muitas civilizações. No antigo Oriente os cosméticos eram feito com essências de rosa e jasmim.
Na Grécia antiga, um blush era feito com amoras e algas marinhas e para batom, substâncias naturais que tinha a cor extraída de um metal vermelho (Sulfeto de mercúrio), mas era muito venenoso e muitas mulheres acabavam morrendo intoxicadas.
Antigamente na China a cor do esmalte de uma pessoa, por volta do século III a.C., indicava a classe social, tanto para homens quanto para mulheres. Imperadores pintavam as unhas com cores preta e avermelhada, depois isso foi sendo substituído pelo dourado e prateado.
Claro que nem sempre todo mundo concordou com todo esse cuidado, no século II na Grécia uma lei que proibia as mulheres de usarem maquiagem antes do casamento, para que não escondessem sua verdadeira aparência. Na Inglaterra em 1770 uma mulher também não poderia usar dentadura, cabelo falso ou qualquer maquiagem durante a cerimônia.
Mas mesmo com as estranhas proibições a maquiagem pesada assolou a Inglaterra e a França, essa febre passou devido a Revolução Francesa, mas em 1880, ela voltou com tudo, nascendo uma nova indústria moderna de cosméticos. Hoje, no século XXI a indústria química continua avançando, para apresentar cada vez mais produtos, com cada vez mais eficiência.
Só no Brasil, uma pesquisa feita em 2005 mostrou que a indústria de cosméticos lucrou cerca de 13,8 bilhões de dólares, e não pense que esse número veio apenas de produtos comprados por mulheres, afinal eu acho que ser belo, também é um direito masculino. Só não faça disso, uma obsessão!


 

 

 

• ÚLTIMA COLUNA

Para o bom entendedor, meia palavra basta!

Quatro vezes nossa pátria!

A bandeira: A nossa obra de arte...

Muita chuva para poucas páginas

Não apenas uma música, mas nossa música!

Inconquistável, mas certamente memorável

Tradições, crenças e lendas na história

Um pouco de sorte na história

O patriarca nas páginas da história e de nossa vida

De um arbustro, caindo na história

Quatro patas e um latido na história

Para que se escreva a história

Todos levados pela história