Projeção
O presidente do diretório municipal do PSL de Osasco, Marquinhos Souza, afirmou que seu partido terá candidato ao governo do Estado nas próximas eleições. Como Marquinhos também é coordenador regional da legenda, tem participado da articulação e da consulta de nomes a serem lançados como pretendentes a ocupar a principal cadeira do Palácio dos Bandeirantes, na sucessão de José Serra.
Surpreendente Dentro dessa articulação, o PSL busca um candidato que tenha prestígio junto ao povo paulista e zero de rejeição. Por isso, o partido discute a possibilidade de lançar candidato ao governo do Estado o apresentador do Programa “Terceiro Tempo”, da Rede Bandeirantes de Televisão, Milton Neves. As primeiras conversas sobre o assunto aconteceram em reunião realizada na tarde da terça-feira (21), no escritório do jornalista, juntamente com o presidente estadual do PSL, Roberto Siqueira. Ao final do encontro ficou definido que uma pesquisa qualitativa será realizada nos próximos 30 dias para uma avaliação entre as duas partes.
Crescimento De acordo com Marquinhos, em Osasco a candidatura a deputado estadual já foi definida em torno do nome do vereador Valdomiro Ventura. Contudo, a sigla não definiu ainda sobre o nome do candidato a deputado federal. Com essas decisões, o partido espera um fortalecimento maior na cidade, onde atua como aliado ao governo Emidio.
Fim do recesso Os Legislativos de todo o País retomam suas atividades a partir da próxima semana. Muitos parlamentares e eleitores ainda contestam o recesso parlamentar do meio do ano. Contudo, poucas Câmaras municipais extinguiram do calendário as férias de julho. Na região Oeste, apenas os vereadores da cidade de Santana de Parnaíba permaneceram realizando sessões legislativas neste período.
De olho Em artigo assinado em seu blog, o ex-ministro e uma das principais lideranças do PT, José Dirceu, afirma que em alguns estados, o partido tem tomado decisões sem levar em conta o palanque nacional e a candidatura da ministra Dilma Rousseff à presidência. Dirceu cita o caso de São Paulo: “onde não há sequer um diálogo com nossos aliados, PSB, PDT, PC do B”. E vai além: “Perdemos a oportunidade de organizar uma mesa com nossos aliados, Dr. Helio, do PDT, Ciro Gomes, do PSB, além do PC do B, nosso aliado desde a Frente Brasil Popular em 89”.
Lula que Ciro A proposta de Lula é fazer alianças nos Estados para garantir a eleição de Dilma, mesmo tendo que apoiar concorrentes de outros partidos da base governista. Por isso, está ficando claro que o candidato do presidente a governador de São Paulo é o deputado Ciro Gomes, pois já fez esta afirmação para a imprensa. O próprio Emidio tem dito que é pré-candidato, mas não fará nada para contrariar Lula.
Quem sabe? Até agora só se fala que José Serra será candidato a sucessão de Lula. O que é óbvio, porque o tucano já deixou o mandato de prefeito da Capital para projetar mais seu nome em âmbito nacional como governador. Contudo, o velho cacique não ira por tudo a perder, caso perceba a menor possibilidade de não ser eleito presidente. O nome de Dilma cresce a cada dia. Assustado com essa possibilidade ele não vai querer encerrar a sua vida política como um derrotado. Por isso, poderá ficar onde está e encarar 2010 com reais chances de se reeleger.
Selecionáveis O presidente José Sarney, tem demonstrado que pensa inclusive em renunciar ao cargo no Senado devido às diversas denúncias que vêm sendo publicadas há cinco meses na imprensa, sobre ele e sua família. Se esse fato se consumar haverá nova eleição para a constituição da presidência da Casa. No entanto, vai ser preciso escolher um candidato governista ao posto que não tenha problemas com irregularidades na sua história parlamentar. Pouco provável.
ÚLTIMAS COLUNAS
Entrelinhas 24/07/2009
Entrelinhas 17/07/2009
Entrelinhas 10/07/2009
|